Conta de luz

Moro em um sobrado de 90m2, no máximo, dentro de um condomínio de casas iguais. Sozinha. Este mês de maio fiquei de férias dentro de casa e para minha surpresa a conta de luz veio 30 reais mais barata do que nos últimos meses, no quais eu passava de 8 a 10 horas fora de casa. Deixando todas as luzes apagadas. E para me deixar mais encafifada ainda, no mês de novembro 2021, quando passei 10 dias fora da cidade, minha conta de luz veio o triplo do valor do que constumo pagar.

Pensa que um eletricista da minha confiança veio acertar tudo que poderia estar consumindo muita energia, mas não descobriu nada de errado com as ligações e tomadas. Nem com as lâmpadas. Estranho, né?

O que eu mudei do mês passado para este? A tomada da geladeira eu mudei de lugar. Mas como ela é nova não consome muita energia. Não justificaria 30 reais a menos.

E coloquei mais um sensor de alarme imediato nas janelas.

Será que tinha gente danadinha entrando aqui pela janela? E faziam o quê? Deixavam as luzes acesas o dia todo? Ou será que tomavam banho aqui? Sim, o chuveiro elétrico é o grande vilão da conta de luz no Brasil. Eu não passo roupa. Mando tudo para a lavanderia. Entendeu que a conta não fecha? Detalhe: Neste mês de maio passei 15 dias lavando a louça com água quente da torneira elétrica, o que poderia aumentar o valor consumido. Não. Diminuiu.

Coloquei alarme da Verisure, será que os danadinhos conseguem burlar isto também? Eu queria ser uma mosca para saber o que acontece na minha casa, na minha ausência. Não me fale em câmeras. Já expliquei aqui como é fácil derrubá-las por wi-fi.

E o meu vizinho doce? Também sai bastante, não teria como acompanhar o movimento sorrateiro que ocorre aqui quando não estou.

Tô feliz por poder pagar minhas contas no valor correto e em dia. Isto eu consigo controlar. E para tudo aquilo que não consigo controlar solto uma gargalhada daquelas.

A foto em questão é com meu amigo Osmarzinho no Prumirim, uma pessoa que também aprendeu a gargalhar das adversidades. Acho que foi no carnaval de 2020.

Deixe um comentário